Mais dinheiro no bolso, mais gente de olho
No Brasil temos o décimo terceiro salário, em outros países ao aumento das gorjetas, para os prestadores de serviço mais serviço. Todo ganham mais nesta época estão mais dispostos a gastar. Se uma pessoa é vista em um shopping ou em uma rua comercial em plena correria de Natal, fica claro que ela está propensa à gastar, ou seja, tem dinheiro na carteira ou na conta e assaltantes vão tirar vantagem. Afinal de contas, nós temos presentes pra comprar e eles também. Infelizmente a fonte de renda deles está na carteira alheia.
Quanto maior a correria, menor a atenção
Quem não se estressa durante o corre-corre do Natal? Parece que estamos sempre correndo atrás de algo e pra varias não somos os únicos, é um estresse coletivo. Nesse corre todo a filas estão maiores, os estacionamentos mais cheios e pra driblar tudo isso, perdemos a atenção. Ficamos mais cansados e nossa mente tende a estar um passo adiante. Seu corpo pode até estar na fila do mercado, mas sua mente está na ceia do Natal e são nestes momentos de fuga do presente que o perigo está.
Criminosos adoram uma pessoa distraída.
Onde tem festa, tem bebida alcoólica e…
Onde tem bebida alcoólica demais tem: opiniões acerbadas, discussões de política, paqueras fora do contexto, comportamentos fora da linha. Tudo isso misturado à ausência de “filtro” que uns goles a mais pode proporcionar, termina em briga, ofensas, quebra-quebra, violência doméstica e muito, muito mais.
Natal é tempo de estarmos com quem amamos
Ooops… e quando ficar com quem amamos fica difícil? Ou quando essa escolha não inclui quem pensava estar na sua lista de prioridades? Casais brigam pra decidir com qual sogra vão passar a ceia, ex casais brigam pra decidir com quem os filhos vão ficar e nas festas, reina o tal do “quem me convidou x quem me excluiu”. Sem contar que temos que nos lembrar das escapadas. O marido que dá aquela desaparecida e desliga o celular, a esposa que não pode colocar o pé na festinha do escritório. Ahhh as festinhas de escritório…
Tudo isso é motivo pra que insegurança e ciúmes tomem conta dos seres já estressados e é aí que os crimes passionais entram pela porta da frente.
Resumindo, nesta época os limites estão alterados e isso cria oportunidades para tanto ações orquestradas por quadrilhas experientes como para crimes passionais movidos pelo vapor quente do momento.
Percebe-se, coma descrição destas oportunidades, que o perigo nesta época é quase que inevitável, como uma formula matemática, então so nos resta tentar baixar estas probabilidades, tomando algumas precauções.
- Fuja das compras de última hora - compras online realmente ajudam neste quesito, sem contar que são mais seguras agora em tempos de Covid. Nas compras online sempre verifique se o site da loja é um site seguro e pra isso basta verificar se tem um cadeado na aba do endereço do site.
- Evite compartilhar informações de ganhos extras, quando todo mundo fica sabendo que seu bolso está cheio, até os pombos aparecem.
- Tranquem as portas!!! Ladrões que assaltam residências adoram os presentes que estão na árvore e tudo mais que voce em casa.
- Isso é dica para o ano inteiro, mas vale reforçar aqui: Evite discutir com quem estiver alcoolizado. Aliás, evite discutir com qualquer um. Lembre-se o melhor argumento geralmente vez do tom de voz mais baixo e não precisa de força física.
- Lembrem-se o tempo todo do Disque 100 no Brasil. Não deixem que situações difíceis percam o controle. a vida vale muito mais do que um breve dezembro.
Espero que todos tenham um fim de ano seguro e lembrem-se que a vida vale muito mais do que um breve dezembro.